Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Num medicamento para a trombose, a poupança chega aos 300 euros porWay_to_Go ano.

Está disponível na Internet uma base de dados que permite comparar preços de cinco mil medicamentos. A iniciativa é da Deco e tem como objectivo promover uma maior transparência ao nível dos preços.

Comparativo de medicamentos genéricos e de marca: Compare o preço.

“Queremos informar os consumidores de que há outras opções e ver na nossa base de dados, ou pelo nome comercial ou por princípio activo, qual a opção mais barata”, explica à Renascença Cristina Cabrita, da associação de defesa do consumidor.

“Depois de analisar o medicamento mais barato, poderá falar com o seu médico ou na farmácia, caso a receita permita a substituição”, acrescenta. 

O consumidor tem, assim, oportunidade de optar por um medicamento mais barato. A poupança, de acordo com estudos feitos pela associação, pode chegar aos 300 euros anuais.

“Temos um exemplo de um medicamento para prevenir tromboses, em que uma embalagem de marca é de 29,49 euros – já com o desconto, com a participação – e se o consumidor optar por uma alternativa mais barata fica a quatro euros. No total, no ano, porque isto é um medicamento que se toma cronicamente, o consumidor poupa 300 euros”, revela Cristina Cabrita.

A nova ferramenta para ajudar os portugueses em tempo de crise está disponível a partir desta sexta-feira na Internet, aqui, no site da Deco/Proteste.

Fonte: RR