Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A partir de janeiro tarifas ficam mais carasen colere-05

Em 2013 os portugueses vão ver várias das suas faturas ficarem mais caras logo a partir de janeiro. A eletricidade vai subir 2,8%, assim como o gás, que vai aumentar 2,5%, valor que será revisto trimestralmente até ao final de 2015, altura em que o mercado ficará totalmente liberalizado.

Andar nas estradas nacionais também vai sair mais caro. Os preços das portagens nas auto-estradas e ex-SCUT vão aumentar cerca 2,03%, de acordo com a fórmula de cálculo que resulta da taxa de inflação homóloga, divulgada em novembro pelo Instituto Nacional de Estatística. O aumento previsto das portagens no próximo ano compara com uma subida de 4,36% verificada em 2012.

No início do ano também as rendas vão aumentar 3,4% no caso de inquilinos com contrato de arrendamento posterior a 1990, enquanto nos outros casos a atualização será negociada com o senhorio ou calculada segundo o valor fiscal do imóvel. Já no caso dos contratos habitacionais celebrados antes de 1990 (ou 1995 para os contratos comerciais) a atualização será feita através de negociação entre as partes ou com base em 1/15 do valor patrimonial do imóvel (6,72%).

O sector das telecomunicações aumentará, igualmente, os seus tarifários. A TMN, Optimus e Vodafone já confirmaram uma subida de 3% a partir de fevereiro.

Também o tabaco e o álcool sofrerão aumentos, de 1,3%.

Fonte: Record