O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que cria a Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública. Uma iniciativa que vai criar 5 mil estágios na Função Pública e vai custar 55 milhões de euros.
Em comunicado o Governo refere que este novo programa “estão abrangidos, por este programa, os jovens licenciados, com idade até 35 anos, que procuram o primeiro emprego, que se encontrem desempregados ou que exerçam uma actividade profissional que não corresponda ao seu nível de qualificação e que esteja associada a elevado nível de precariedade”.
Os estágios duram um ano e serão remunerados, sendo que o Governo salienta que constituem “também, uma oportunidade para reforçar a formação de recursos humanos e contribuir para a modernização dos serviços públicos”.
No final do Conselho de Ministros, Teixeira dos Santos salientou que custará 55 milhões de euros por ano. O ministro, segundo a Lusa, garantiu que no final do primeiro semestre do próximo ano, os cinco mil jovens, com idades até aos 35 anos, já estarão "repartidos e colocados nos diferentes serviços da Administração Pública".
O processo de recrutamento e selecção dos estágios será simplificado e decorrerá através de uma página da Internet a ser criada para o efeito.
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt