Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
A técnica da entrevistaÀ medida que se progride nas várias etapas da procura de emprego, o conhecimento de algumas técnicas que o ajudem a expor devidamente os seus talentos, experiência e referências, poderá ser uma ajuda valiosa.
A entrevista é a fase mais decisiva no processo de candidatura a uma oferta de emprego; é também a mais subjectiva.

Esta secção destina-se a ajudá-lo a evitar as consequências de uma deficiente planificação desta fase.

A Primeira Impressão é que conta

O aspecto é o ponto de partida. É ele que determinará a primeira impressão, e a primeira impressão é aquela que perdura. Por isso, o cabelo deve estar bem arranjado; o rosto bem cuidado; a maquilhagem, a água de colónia ou o perfume, devem ser discretos. Invista algum dinheiro na escolha e apresentação das roupas que tenciona usar. Os acessórios, incluindo carteiras e malas, deverão ser discretos e de estilo clássico. O mundo dos negócios tem as suas regras e convenções. É aconselhável optar por uma indumentária sóbria e discreta. Isto significa evitar a última moda. Para as mulheres, quer dizer parecer mais bem vestida do que feminina.

Seja Pontual

Embora os patrões não hesitem em fazê-lo esperar, não aprovam a falta de pontualidade de um candidato. Poderão haver imensas razões válidas para o seu atraso — a difícil localização do escritório ou o engarrafamento do trânsito —, mas nenhuma delas ajudará a sua causa. Uma sugestão é chegar 15 minutos antes da entrevista e aguardar no exterior, e não no local, o tempo que falta. Quando entrar no escritório, cinco minutos antes, tente perceber o ritmo que ali se vive e sintonizar-se com ele. Se por alguma razão inultrapassável tiver de chegar atrasado, mostre delicadeza fazendo um telefonema.

Conserve a sua Auto-Confiança

Quando se apresentar, dê um aperto de mão firme, dirija-se ao entrevistador pelo nome, sorria e mantenha o contacto visual, embora sem olhar fixamente. Aqueles que não o fazem, são vistos, apesar de injustamente, como falsos, evasivos e sofrendo de falta de confiança.Esteja atento a quaisquer indícios de nervosismo. Por exemplo, se bate com os pés ou enrola o cabelo, mantenha os pés quietos e as mãos cruzadas. NÃO FUME mesmo se o entrevistador o faz, pois pode parecer um indicador de nervosismo. Mostre delicadeza para com o entrevistador e não se perca nos raciocínios. Seja agradável com as pessoas com quem se cruzar, pois até as recepcionistas poderão ser chamadas a dar uma opinião a seu respeito.

Pratique as suas Respostas às Questões mais Prováveis

Talvez o mais fácil e, por isso mesmo, o aspecto mais negligenciado, seja a sequência pergunta-resposta. Se acredita que o que tem a dizer é importante, não esqueça que o modo como o diz tem importância equivalente. As características que pretende transmitir através das suas respostas são a auto-confiança, maturidade e facilidade de expressão. Os indivíduos que denotam auto-confiança impressionam favoravelmente o entrevistador, já que este considera estar a lidar com potenciais porta-vozes da empresa. Os candidatos deverão estar preparados para falar tanto das suas fraquezas como das suas potencialidades. Uma exposição clara e concisa é uma mais-valia, sendo absolutamente de evitar discursos sem consistência. Assim, os candidatos com mais hipóteses serão aqueles que prepararam as respostas às questões mais frequentes, incluídas nesta brochura.Embora ensaiadas, as respostas deverão ser assimiladas e dadas com tacto e sinceridade, de modo a retratar, de facto, o candidato.

Seja Entusiasta e Positivo

É de esperar que uma parte da entrevista incida sobre a sua experiência de trabalho. Essa experiência fornece-lhe tema de conversa e deve ajudá-lo a apresentar-se de um modo mais atractivo. "Venda" a sua experiência com vivo entusiasmo. Por exemplo, em vez de mencionar apenas que ganhou um prémio, torne a sua história mais convincente: "No ano passado foi-me entregue o Prémio Selo de Ouro por trabalhar 80 horas semanais durante o Verão — fiquei muito orgulhoso por o ter conseguido"Seja você mesmo mas do modo mais charmoso, delicado, conciso, entusiasta e auto-confiante de que for capaz. .

Tópicos a Evitar

Ao fazer o seu próprio marketing, pense na perspectiva do patronato. Em vez de falar acerca de honorários na primeira entrevista, aposte antes em deixar o entrevistador bem impressionado com aquilo que poderá fazer pela empresa. É preferível deixar o tema dos benefícios e regalias para posterior discussão noutras entrevistas.

Controle o Fim da Entrevista

À medida que a entrevista se aproxima do fim e é chegado o momento da apreciação final, tente saber a opinião do entrevistador sobre a sua aptidão para o lugar. "Com base nas informações que tem sobre mim, acredita que sou um bom candidato ao lugar?" Na maioria dos casos ouvirá provavelmente uma de duas respostas.Se a resposta for sim, então assuma-a. "Nesse caso, qual será o próximo passo? Encontrar-me-ei novamente consigo, ou com outra pessoa da empresa?" Se descobrir que não encaixa no perfil, pergunte porquê. "Agradeço a sua resposta. Importar-se-ia de me indicar quais as áreas em que fui mais fraco?" Descubra as objecções do entrevistador e reaja de imediato. Se for excluído, não terá outra oportunidade para fazer propaganda a si próprio. Faça uma última tentativa para refutar as objecções do seu interlocutor e conseguir uma oportunidade para uma segunda entrevista. .

Não Permita que as Rejeições o afectem

Aceite o facto de que, independentemente das capacidades demonstradas na entrevista, poderá não conseguir o lugar por um sem número de razões que terá muito pouco a ver com as suas qualificações ou capacidades. O feedback das entrevistas que não resultaram bem será para si inestimável. Descubra o que o Entrevistador achou que lhe faltava e o que realmente procurava.

Plano para a Etapa Seguinte

Quando a entrevista terminar agradeça ao entrevistador o tempo dispensado e peça-lhe um cartão para o poder contactar. Quer a colocação seja interessante para si na primeira impressão ou não, a apreciação final do entrevistador é o alargamento da oportunidade para uma segunda entrevista. "Sr.…. gostei imenso de o conhecer hoje. A …….. é uma excelente firma e fico à espera de o encontrar novamente. Consigo imaginar-me perfeitamente a fazer parte desta empresa." Quer pense assim ou não, essa não é a questão. O que interessa é que você ao menos quer ter o prazer de rejeitar a oferta dele.

Boa sorte

Fonte:"http://www.stepstone.pt"

Fornecida pela Southwestern Business Resources UK Ltd