Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Dez dicas essenciais para entrevistas Quase todas as empresas têm, nos dias que correm, os seus próprios web sites. Aprenda alguma coisa ácerca da empresa a que se vai candidatar, antes de ser chamado para uma entrevista. Mas tenha cuidado para não dar a ideia de saber demasiado. Utilize essa informação para colocar questões àcerca da empresa. Faça uma lista de todas as questões que pensa que lhe poderão colocar durante a entrevista.

Aprenda com a sua própria experiência e com a dos seus amigos.

Para cada questão prepare uma resposta simples e escreva-a. O facto de escrever as perguntas e as respostas, dá-lhe a certeza de que se lembrará delas. Pratique com alguém as respostas que escolheu para as perguntas.

Conheça as suas fraquezas.

Do que falta na sua experiência actual quanto e o quê está disposto a revelar? Se não lho perguntarem, arranje maneira de o incluir na entrevista. Os entrevistadores esperam que as pessoas enfatizem os seus pontos fortes, mas não esperam ouvir falar de uma "falta". Por isso apreciarão a sua franqueza, e o facto impressioná-los-á de forma favorável. É contudo indispensável que cada fraqueza revelada seja compensada com uma qualidade.

Estude detalhadamente o seu CV e planeie o que vai dizer sobre eventuais lapsos de tempo .

Por exemplo, se entre deixar um emprego e arranjar outro, decorreram 2 meses assegure-se de que tem uma explicação credível.
Certifique-se de que a sua história passada, académica e de trabalho, foi conduzida pelos sucessos. Portanto prepare-se para falar mais àcerca de sucessos específicos que do seu emprego anterior. Explique como sente/sentiu àcerca de um êxito ou de um insucesso. Os sentimentos são importantes.

Perguntas:

Evite aquelas que empurram o entrevistador para uma via de comprometimento – a menos que esteja a ser entrevistado para uma função no sector de vendas.
Algumas boas questões que pode levantar:
"Pode falar-me um pouco sobre as pessoas que trabalham na equipa?"
"Como progrediram as outras pessoas na organização?"
"Como decorre o processo de decisão e qual o tempo previsto para a selecção de alguém para este cargo?"
Utilize a terceira pessoa - o candidato, o cargo, a função, etc. - , não a primeira – EU – quando falar do emprego. Evite parecer que dá o emprego como certo. Não pergunte: "Qual será o meu salário daqui a um ano ?" . Em vez disso pergunte: "Qual será aproximadamente o salário deste cargo ao fim de um ano?".

Procure na WEB (Internet) qualquer coisa positiva acerca da empresa que previsivelmente seja do conhecimento do seu entrevistador e dê-lhe oportunidade para falar (com orgulho) àcerca disso.

Se o seu CV não contém uma fotografia assegure-se de que tem consigo um CV e uma fotografia extras. Quando o entrevistador for rever as entrevistas, os candidatos que recordar com maior nitidez estarão em vantagem independentemente da avaliação feita no primeiro momento.

Se não conhece bem o local da entrevista, faça um teste de tempo ou certifique-se de que chega com alguma antecedência. Independentemente da verdade das suas razões, chegar atrasado é geralmente olhado como responsabilidade sua e por isso, negativo. Leve um telemóvel (se necessário emprestado). Se o comboio/autocarro/carro ficar preso no trânsito, poderá pelo menos avisar a empresa do seu atraso.

Fonte:"http://www.stepstone.pt"