Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Indicações para directores em part-time À medida que o Mercado de trabalho Europeu se vai tornando cada vez mais rigoroso, algumas empresas estão dispostas a oferecer lugares de direcção a trabalhadores em part-time. Esta situação é muitas vezes particularmente atraente para mulheres que procuram um equilíbrio entre o trabalho e as responsabilidades familiares. No entanto, trabalhar em part-time lugares de direcção, levanta uma série de problemas. As indicações seguintes podem ajudar.

Estabeleça os seus próprios padrões

Tomar a decisão de trabalhar em part-time poderá ser interpretado como um sinal de que está menos motivado que os seus colegas. Também pode ser acusado de não se esforçar tanto. No entanto, ao estruturar o seu trabalho e definir prazos, pode estabelecer os padrões através dos quais os seus colegas podem avaliar o seu desempenho. O seu sucesso não será medido pelo número de horas que passa à sua secretária.
 

Procure um mentor

Uma consequência inevitável de trabalhar em part-time é que reduz o seu envolvimento no dia a dia da vida do escritório. Neste caso, acaba por não participar numa quantidade de interacções, formais e informais, do escritório. Isto poderá fazer com que se sinta só e isolado. Um mentor pode ajudá-lo a manter-se ao corrente do que se passa, dando-lhe orientação e funcionando como um escape emocional.

Explique aos seus colegas porque é que trabalha em part-time
Envolva os seus colegas na sua decisão e converse sobre como pode organizar melhor os seus programas de trabalho. Também terá que definir algumas regras sobre, como e quando eles o podem contactar. Terá que definir uma forma de os seus colegas classificarem o nível de seriedade dos problemas, à medida que eles vão ocorrendo, e decidirem se deverá ser contactado.


Esteja preparado para chegar a um meio termo

Vai levar algum tempo até que se habitue à situação. Seja paciente, flexível e preparado para mal entendidos.